O amigo Deus
- Pr. Paulo Apenas
- 16 de jul. de 2017
- 3 min de leitura
Deus o amigo pra toda hora. Amigo, uma palavra que refere-se a alguém de fora junto a mim= (a+migo). Amigo uma expressão de afeição e amor à outra pessoa, amor que acredita em alguém; o amigo é simples, sem identidade, marcado por lealdade e cumplicidade.
No livro de Tiago, cita-se que Abraão creu em Deus e isto foi lhe imputado por justiça e Abraão foi chamado amigo de Deus. Mas isso foi assim do nada? Tiago simplesmente acha isso? Não. Houve uma imensa caminhada entre Deus e Abraão, coisa de amigo.
Veja esse histórico entre Deus e Abraão: Assim que o pai de Abraão morre, Deus fala com Abraão para sair de sua terra. Abraão segue as orientações de Deus e quando chega em Moré, Deus lhe aparece e ali Abraão ergue um altar e invoca o nome de Deus. E mais a frente Deus manda ele para outro lugar. Nesse novo lugar ele novamente adora a Deus. Na caminhada Abraão se separa de Ló, seu primo. Ló perde todos os seus bens, e Abraão vai para socorrê-lo e vence os reis que tomaram tudo de Ló. Melquisedeque vai ao encontro de Abraão com pão e vinho, e Abraão lhe oferece o dizimo, um ato de adoração e louvor a Deus. Na sequencia Deus promete um filho a Abraão, que demonstra uma fé incrível, que isso lhe foi imputado por justiça. E se passaram 14 anos, Abraão com 99 anos Deus lhe aparece, e ele cai prostrado. Deus faz uma nova aliança com ele. E Abraão faz um sacrifício de toda a sua casa a Deus, inclusive com seu filho Ismael por meio da circuncisão. Deus novamente aparece a Abraão e lhe promete o filho. Depois de um ano nasce Isaque aos 100 anos de Abraão, e a alegria e o riso estão em sua casa e em Sara. Deus prova a Abraão e pede o seu filho como sacrifício e ele conduz o menino a um monte e ali o anjo do Senhor o interrompe, e vê o coração de Abraão, e Deus manda o cordeiro para o sacrifício, e ali Abraão e Isaque adoraram a Deus.
Jesus no livro de João nos ensina que: Creiam em mim quando digo que estou no Pai e que o Pai está em mim; ou pelo menos creiam por causa das mesmas obras. Digo-lhes a verdade: Aquele que crê em mim fará também as obras que tenho realizado. Fará coisas ainda maiores do que estas, porque eu estou indo para o Pai. E eu farei o que vocês pedirem em meu nome, para que o Pai seja glorificado no Filho. O que vocês pedirem em meu nome, eu farei. Se vocês me amam, obedecerão aos meus mandamentos."
Todo esse histórico de Abraão nos mostra uma caminhada entre amigos. Mais que isso que adorar a Deus, invocar o seu nome, clamar por Jesus, são coisas que movem o coração de Deus. O segredo de ser amigo de Deus é simples: caminhar com ele em adoração e invocar a seu filho Jesus.
Deus é o nosso grande amigo. Ele anseia por ver e receber o nosso louvor, a nossa adoração, o nosso clamor, por ver os mandamentos de Jesus em nós. Deus gosta de ouvir a nossa voz, ele nos conhece, antes mesmo de estarmos no ventre da nossa mãe.
Seja amigo de Deus, seja amigo de Jesus, viva os seus mandamentos e preceitos. Caminhe com Deus, compartilhe sua vida, fale com ele o tempo todo, esteja conectado, em seus pensamentos, em seus desejos, em seus sonhos, ele quer fazer parte de tudo isso.
Como Abraão, em tudo, agradeça a Deus. Seja uma pessoa grata, erga um altar a Deus em louvor e adoração pelas bênçãos que tem recebido, pela vida, e você verá Deus bem pertinho de você.
O amigo Deus, quer caminhar com você. Ele nos ama e vem ao nosso encontro, chame por Jesus - YHWH, esse nome tem poder!
Pr. Paulo Apenas
Manual do Filho de Deus #31
Fonte: Gênesis capítulos 12 a 24 - João 14:11-15.








Comentários