Viver pela graça ou pela misericórdia
- Pr. Paulo Apenas
- 27 de ago. de 2017
- 3 min de leitura
Talvez, hoje você não é quem deseja ser. Talvez, hoje você não tem o que gostaria de ter. Talvez hoje o seu valor, conhecimento, capacidade não tem sido usada, reconhecida ou esteja em serviço do dom ou das técnicas que tem. Talvez um dia você já foi e já esteve em lugares e viu coisas e vivenciou fatos extraordinários. Mas pela graça e misericórdia de Deus você já não é mais aquela pessoa de antes, Deus o resgatou, salvou, curou e hoje vive uma vida de liberdade diante de Deus.
Deus o tirou de um lugar onde você estaria sendo conduzido para a morte, seja espiritual ou para a morte física.
Temos que ter uma consciência, o tempo todo: Deus é conosco. Deus é conosco pela graça e por sua misericórdia através de seu amor, bondade, perdão e vida em nós. Em meio a tantas lutas e circunstâncias, que se não fosse a graça ou a misericórdia de Deus, a vida não teria razão, a morte já teria chegado.
Geralmente quando uma coisa ruim vai acontecer, falamos: Deus tem misericórdia!
Mas viver pela graça ou pela misericórdia?
Graça significa benevolência, por meio de um favor recebido gratuitamente, expressada em gentileza, deferência e amor imerecido, geralmente por erros irrelevantes, objetivando benefício ou um ganho ao indivíduo, que se não houver, haverá continuidade de uma situação não grave, ou apenas o favor não ocorreu; e a palavra graça vai de encontro a expressão gratidão, grato, agradecido.
Misericórdia significa benevolência, por meio de um favor recebido gratuitamente, expressada em solidariedade, compaixão e dó imerecido, geralmente por erros relevantes, objetivando o resgate e a salvação do indivíduo, que se não houver, a dor, a perdição, a angústia, o clamor e coisas do tipo não cessarão; e a palavra misericórdia vai de encontro a expressão piedade, clemência e socorro.
São dois caminhos diferentes, há o caminho da graça e o caminho da misericórdia, ambos recebem o favor de Deus.
Certa vez Jesus estava em Jericó e um cego, mendigava no caminho e quando soube que era Jesus, clamou: “Jesus, Filho de Davi tem misericórdia de mim”. E o trouxeram, e Jesus o curou pela sua fé e clamor. Esse cego estava em uma condição deplorável, de miséria, de exclusão, não tinha nada na vida, não era ninguém e seus dias eram de angústia e escuridão, só lhe restava a misericórdia de Deus. Isso é a misericórdia de Deus estar em uma condição de compaixão, de piedade, não caminhe para isso, Deus não quer!
A graça de Deus vem do seu amor por nós e está demonstrada em Jesus Cristo. Tito nos ensina que a graça salvadora de Deus está manifestada a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.
Assim, a graça de Deus age, na vida do reto e do justo do Senhor e a misericórdia age na vida do pecador.
Importante destacar que João testificou dele, e clamou, dizendo: “Este era aquele de quem eu dizia: O que vem após mim é antes de mim, porque foi primeiro do que eu. E todos nós recebemos também da sua plenitude, e graça por graça. Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.”
Deus age em graça e age em misericórdia. Procure uma vida de retidão, de arrependimento, de perdão, amor a Deus e a si, amor ao próximo, desvie-se do caminho e do homem mal, dos maus pensamentos, das más atitudes e condutas, viva pelas boas obras, integro, purificado, viva pela graça e não pela misericórdia de Deus.
Deus é gracioso, Deus é misericordioso. Graças a Deus!!!
Pr. Paulo Apenas
Manual do Filho de Deus #23
Fonte: Lucas 18 - Tito 2:11 – João 1:17
Posts recentes
Ver tudoEm nossa caminhada de vida uma coisa que precisamos para vencer é estarmos revestidos pelo poder de Deus. A força de Deus nos fortalece e...
O caminho de fé não é moleza. O caminho do Senhor é perfeito e conduz à luz, já o caminho humano é imperfeito e nos conduz às trevas. A...
As vezes estamos tão desligados de tudo e de todos, que estamos como, dormindo acordados; nos falta a razão, o entendimento, a clareza....
Commentaires